Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pé Descalça

10 Dias em Marrocos: Onde Ir

Em 2013 fui a Marrocos com a minha família e uns amigos. Tínhamos uma semana para explorar um país super diverso e por isso planeámos tudo ao milímetro. Como íamos num grupo grande (ao todo éramos 10), decidimos alugar uma carrinha com condutor/guia e organizámos uma rota por Marrocos para 10 dias. Aqui ficam sugestões dos melhores sítios por onde passámos e aquilo que eu mais gostei:

 

Meknès: Uma das cidades imperiais de Marrocos, Meknès está ainda bem escondida das grandes massas de turistas por isso dá uma ótima oportunidade para se visitar uma cidada linda sem a chatice de gente por todo o lado. A cidade, no entanto, é muito mais pequena que Marraquexe e Fez por isso se o que procuram é aquela confusão típica dos mercados, não a vão encontrar aqui. Nós passámos uma manhã a descobrir Meknès e acho que foi tempo suficiente. O meu lugar preferido foi a Madraça Bou Inania. Linda de morrer.

9712_10151523183969329_578775775_n.jpg

Deserto do Saara: Depois de visitar Meknès, fizemo-nos às Montanhas Atlas até chegarmos ao Deserto do Saara. A viagem foi muito bonita, cheia de paisagens interessantes e ainda parámos em algumas vilas típicas para ir almoçando e fazendo umas comprinhas. Vimos neve e macaquinhos e muita, muita terra. Até que finalmente chegámos a um dos limites do Deserto. Entrámos no deserto de jipe, depois montámos uns camelos durante uma hora e acampámos numas tendas beduínas. Sempre com guias, jantámos uma refeição tradicional (tagine) e ouvimos canções marroquinas à volta da fogueira. Foi uma noite inesquecível e recomendo vivamente a quem for a Marrocos para ter esta experiência!

Ouarzazate: Depois da noite mágica no deserto, descemos mais um pouco até à cidade de Ouarzazate. A cidade em si não tem muito para ver mas há duas grandes atrações perto daqui: um antigo Kasbah (Taouirt Kasbah) enorme e aberto ao público para ser visitado na íntegra, e os estúdios de cinema de Marrocos. Se calhar não sabem, mas grandes filmes de Hollywood (como O Gladiador, A Paixão de Cristo, e Astérix e Obélix: Missão Cleópatra por exemplo) foram filmados em Marrocos nestes estúdios de Ouarzazate e nos arredores. Fora de Ouarzazate, mas não muito longe, fica o Património da UNESCO que é o Ait Ben-Haddou: é uma cidade antiga gigante situada na encosta de uma colina cujas paredes são da cor da terra, criando um efeito muito interessante. É uma longa caminhda até lá acima, mas a vista é fenomenal.


Marraquexe: No final da viagem, fomos até Marraquexe onde passámos dois dias. Não há palavras para descrever a confusão que é a praça Djema El-Fnaa mas é sem dúvida uma experiência que não se pode perder. Encontra-se de tudo na medina desta cidade: barraquinhas de comida típica, malas de marca falsas, bijutaria linda, e até placas de dentes postiças à venda. Tirámos uma tarde para explorar a medina e no dia seguinte ainda lá fomos passar umas horinhas. É sem dúvida um dos melhores sítios para fazer compras mas cuidado que eles já começam a praticar preços mais altos (como já estão habituados aos turistas) e por isso negoceiem mas não estejam à espera de grandes descontos.

Mas há mais para conhecer em Marraquexe para além dos souks (ou, mercados). Na zona mais moderna, lugares como os Jardins Majorelle, a Madraça Ben Youssef (uma das maiores do Norte de África) e a Mesquita Koutubia também são sítios que valem a pena conhecer. Atenção que nesta mesquita as mulheres não podem visitá-la por dentro e devem manter a cabeça tapada por respeito.

2013-03-29 10.02.51.jpg

Decidimos não ir a Casablanca e passámos o último dia em Rabat (um grande bem-haja ao McDonald's da capital marroquina!) mas também não perdemos nada. Para mim, o que ficou a faltar foi Fez e a costa marroquina (Agadir ou Essaouira).

 

E vocês, já foram a Marrocos? Que sítios é que mais gostaram de visitar?

2 comentários

Comentar post