Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Pé Descalça

"Feliz" Dia da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher mas eu não o festejo de uma maneira especial no meu dia-a-dia. Conheço mulheres que ficam felizes por receber flores, um almoço ou jantar especial, ou até algum presente dos respetivos maridos ou namorados. Eu não quero nada disso. Felizmente, na minha vida, o facto de eu ser mulher nunca me impediu de fazer nada, de ser quem eu sou, de fazer as escolhas que eu fiz. E por isso eu não mereço nada neste dia.

 

Mas claro que o dia ainda é importante quando olhamos à escala global (afinal de contas é o dia internacional da mulher). Não digo que a situação de igualdade de género em Portugal seja perfeita, porque não é, mas ainda é mais imperfeita noutros países. Por isso, acho que a melhor maneira de festejar este dia é por um lado, sim, reconhecer o caminho que já foi percorrido, mas (e mais importante ainda) é mostrar o caminho que ainda nos falta percorrer.

 

Um dos assuntos atuais mais conhecidos é o número estonteante de violações que ocorrem na Índia por dia (estatísticas oficiais apontam para cerca de 90 casos diários). Recentemente, foi realizado um documentário sobre um dos casos indianos mais falados: a violação e violência de uma estudante de medicina quando esta voltava do cinema com um amigo em dezembro de 2012. O documentário já foi proibído na Índia mas é possível encontrá-lo na internet, quer no YouTube quer noutros sites. Eu vi-o aqui mas caso entretanto o documentário seja retirado deste link, procurem "India's Daughter full documentary" no Google ou no YouTube e certamente encontrarão outro sítio para o ver.

 

Aproveitemos este dia para refletir sobre a igualdade de género que existe (ou não) hoje em dia e lancemos um debate que seja realmente construtivo para um futuro em que homens e mulheres - independentemente de etnia, cultura, orientação sexual, idade, religião, etc. - possam verdadeiramente gozar da plenitude dos seus direitos humanos.

 

Ah e "feliz" dia da mulher.