Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pé Descalça

#SocialGoodSunday | Essena O'Neill

Muitos de nós provavelmente não conhecem o nome Essena O'Neill, mas há apenas uns dias esta adolescente era conhecida por centenas de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo: tinha mais de 570.000 seguidores no Instagram, mais de 250.000 subscritores no YouTube e uma média de 60.00 views diárias no Snapchat.

 

Digo que isto era apenas há uns dias porque a Essena decidiu recentemente apagar todas as suas contas das redes sociais. A rapariga, que era uma autência celebridade das redes sociais, apercebeu-se de que estava a viver uma vida que não se alinhava com os seus valores e que, acima de tudo, lhe começava a parecer irreal: "Social media, especially how I used it, isn't real.".

Essena O'Neill 3.jpg

Antes de apagar as suas contas, porém, a Essena decidiu deixar uma mensagem aos seus subscritores: a verdade por detrás de todas as suas fotografias e vídeos. Gravou um vídeo que publicou na sua conta de YouTube a explicar todas as suas razões por abandonar as redes sociais (vídeo este que já não se encontra disponível pois a conta foi apagada uma semana depois da publicação do vídeo) e deixou algumas mensagens estilo BTS (behind the scenes) na sua conta de Instagram (entretanto apagada também) para explicar o que ela realmente pensava delas.

Essena O'Neill.jpg

As mensagens são obviamente provocadoras e fazem-nos realmente pensar e refletir sobre a presença e existência de celebridades nas redes sociais (sejam elas atrizes, bloggers, cantoras, artistas, etc.) e a parte das suas vidas que nos deixam ver. Por vezes temos a sensação de estarmos a ver a "vida real" de celebridades através de páginas de Facebook ou contas de Instagram pessoais mas a verdade é que, como a vida real, a vida virtual é uma construção humana. E por isso, serão raras as pessoas que escolherão tornar público as suas dificuldades, os seus problemas, os seus dias maus.. O que nos leva depois a pensar que estas pessoas levam uma vida verdadeiramente "cor-de-rosa" quando essa não será certamente a verdade.

Essena O'Neill 2.jpg

 Agora, a melhor parte desta história toda é que a Essena não se ficou por aqui. Criou uma nova plataforma para falar sobre coisas que são verdadeiramente importantes para ela. Essencialmente:

I wish to create a platform that acts to spread new age messages of conscious living, addition to technology, minimise the celebrity culture, promote veganism, plant based nutrition, environmental awareness, social issues, gender equality, controversial art. Release an interview series with individuals that are wanting to change the game they were told to play. ALSO, make the positive collaborative forum for individuals to talk about REAL WORLD stuff, connect over ideas not likes, followers or views.

O que é que acham sobre esta atitude e movimento que está a Essena está a criar?

15 comentários

Comentar post