Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pé Descalça

#SocialGoodSunday: Fundação Liga

Para o primeiro destaque deste novo segmento do blog, tinha que falar de uma fundação que sempre marcou a minha vida e que deu mesmo ímpeto para que eu decidisse optar por este mundo profissional: a Fundação Liga.

 

O que faz?

A Fundação Liga, para quem não conhece, trabalha principalmente com pessoas com deficiência. Através de programas de reabilitação, intervenção precoce, atividades ocupacionais e de uma Casa das Artes, a Fundação Liga tem como grande objetivo a inclusão social e valorização da Pessoa e toda a sua funcionalidade.

 

Foi constituída em 2004 no seguimento da evolução das suas duas associações fundadoras: a Liga Portuguesa para os Deficientes Motores (1954) e a LPDM Centro de Recursos Sociais (1994). É uma instituição pela qual tenho muito carinho porque a minha avó foi Presidente da Direção durante os últimos quase 20 anos. A minha mãe trabalhou como Diretora também desde que eu nasci até aos meus 10 anos sensivelmente o que quer dizer que muitas vezes quando não havia empregada/baby-sitter para ficar comigo, eu passava os meus dias a brincar nas salas multissensoriais da Liga ou a fazer piscinas com as outras crianças em reabilitação.

 

 

E então?

Para muitas pessoas, falar de pessoas com deficiência (sim, "pessoas com deficiência" e não "deficientes") é desconfortável. Muitos já me disseram que têm pena, outros disseram-me que lhes faz impressão ver pessoas com uma deficiência visível (e Deus lhes livre falar com elas!).

 

É por isto que o trabalho da Fundação Liga é importante. Todos nós temos as nossas deficiências: eu sou canhota, levo tudo o que me dizem literalmente (a sério malta, com 23 anos ainda não percebo o que é que querem dizer metade mais de metade dos ditados populares portugueses), sou muito baixinha, e podia continuar... A diferença é que o mundo adaptou-se a estas minhas deficiências: há tesouras para canhotos, há escadotes para eu chegar a sítios mais altos, e as pessoas (apesar de acharem muita piada) ajudam-me sempre a entender os complexos ditados populares.

 

Mas as pessoas que nós consideramos terem deficiências não são dadas esse mesmo benefício de viverem num mundo adaptado às suas diferentes funcionalidades. 

 

A Fundação Liga mostra que as pessoas com deficiência são exatamente como tu e como eu e que, dadas as condições de que precisam (como eu preciso do meu escadote e da minha tesoura especial), elas conseguem fazer coisas que têm tanto ou mais valor do que aquelas que nós, as pessoas "sem deficiência", conseguem fazer - e tudo isto com a sua deficiência e não apesar da mesma.

 

 

Como podes contribuir?

O trabalho da Fundação Liga é vasto, abrange várias áreas e conta muito com o excelente trabalho de voluntários. Se tiveres um tempo durante a semana que queiras preencher com algo que sabes vai fazer a diferença, entra em contacto com a Fundação Liga. Eles precisam de voluntários para dar apoio às suas atividades, divulgar o trabalho da Fundação nas redes sociais e elaborar novas candidaturas para projetos.

 

 

 

Contactos

Website: http://www.fundacaoliga.pt/

Facebook (Casa das Artes): https://www.facebook.com/Casa.Artes.LIGA?fref=ts

E-mail: fundacaoliga@fundacaoliga.pt

Telefone: +351 213 616 910

Morada: Rua do Sitio ao Casalinho da Ajuda
1349-011 Lisboa

 

Recomendo entrarem em contacto por telefone diretamente porque nem sempre os e-mails são respondidos com a brevidade desejada. Podem também entrar em contacto comigo através dos comentários neste post ou por email (blog.thingsyouremember@gmail.com) se quiserem mais informações.

 

 

 

3 comentários

Comentar post