Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pé Descalça

#SocialGoodSunday | Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)

Em jeito de celebração do Dia Mundial do Refugiado, que foi ontem para quem não está a par, decidi destacar esta semana uma organização que admiro muito e que tenta acolher os refugiados aqui em Portugal da melhor maneira possível.

 

O que faz?

O Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS - Jesuit Refugee Service) é uma organização internacional da Igreja Católica fundada em 1980 sob responsabilidade da Companhia de Jesus.

 

Com a missão de "Acompanhar, Servir, e Defender" os refugiados, estabeleceu-se em Portugal em 1992 como uma plataforma de conhecimento e informação e mais tarde começou a desenvolver atividades de maior intervenção social nos seguintes domínios:

 

  • Apoio psicológico e aconselhamento;
  • Apoio jurídico;
  • Apoio à integração social;
  • Apoio à inserção profissional;
  • Alojamento de migrantes sem-abrigo;
  • Apoio médico;
  • Cursos de Língua Portuguesa para imigrantes;
  • etc.

 

 

E então?

Apesar de já termos ultrapassado a pior fase da crise em Portugal, a vida continua difícil por cá. E se é difícil para ti e para mim, imagina como não será para imigrantes recém-chegados, refugiados à espera de uma vida melhor mas que se calhar nem falar português sabem.

 

O Serviço Jesuíta aos Refugiados recebe estes imigrantes e refugiados e tenta dar-lhes todo o tipo de apoio que possam precisar. Com um centro de atendimento a funcionar todos os dias úteis e um outro centro que acolhe 25 imigrantes em situação de vulnerabilidade financeira, o JRS em Portugal faz todos os esforços por prestar a maior variedade de serviços.

 

 

Como podes contribuir?

Há várias coisas que podes fazer. O JRS precisa, acima de tudo, da ajuda de voluntários. Com vários projetos a decorrer (que podes consultar aqui), há mesmo uma variedade enorme de capacidades em que podes ajudar. Basta contactá-los e agendar uma reunião para que possam descobrir em conjunto o que fará mais sentido consoante a tua disponibilidade e as necessidades da JRS. Um dos meus programas preferidos é o de Tuturia Social em que podes acompanhar pessoalmente uma pessoa imigrante ou refugiada residente no Centro de Acolhimento Pedro Arrupe.

 

Podes também contribuir através de um donativo aqui.

Contactos

Website: http://www.jrsportugal.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/jrsportugal.pt

E-mail: joaquim.fraga@jrsportugal.pt (apenas para assuntos de voluntariado)

Telefone: +351 217 552 790

Morada: Rua Rogério de Moura, Lote 59

1750-342 Lisboa

4 comentários

Comentar post